Saindo do Rio de Janeiro rumo à Salamanca na Espanha…

miniature of a planePara inaugurar meu primeiro Post, vou  tentar contar de forma breve como começou esta aventura em direção à Península Ibérica (como é chamada a região de Portugal e Espanha).

Arrumando as malas…

Antes de começar a contar, gostaria de comentar que quase tudo que usamos no Brasil tem aqui na Espanha. Não precisa trazer a casa nas costas! Ainda mais agora que tem limite de 23 kg por mala. Mas, pra quem tem filhos, uma informação útil: a DIPIRONA tem sua venda proibida na Europa. Então, tragam a Novalgina do filho pra baixar a febre, a Neosaldina pra dor de cabeça… Porém, Tylenol e Ibuprofeno tem de sobra por aqui!!

No mais, todos os remédios têm aqui, por vezes com outros nomes, às vezes igual.

Saindo Do Brasil por eurodicas

⇒ Em 2013

Sim, amigos, em 2013 morei aqui em Salamanca com meu marido, porque ele estava matriculado no Mestrado da  Universidade de Salamanca, que em espanhol chama-se  Master e  pode ser cursado em aproximadamente 1 ano. O sistema de aulas é intensivo, por isso o Mestrado dura bem menos que no Brasil. De setembro até janeiro  tem aulas o dia todo, só parando para almoçar de 14h às 17h. Em fevereiro o ritmo em sala diminui para dar tempo de começar a escrever a Dissertação, que se chama TFM (Trabajo de Fin de Master) e que pode ser defendida entre junho e julho e, em último caso, em Setembro (assim funcionava em 2014).

Quem quiser pesquisar,  pode olhar as teses (TFM) que foram defendidas em diversos cursos aqui : Bibliotecas-Gredos.

Quem quiser saber mais sobre os preparativos burocráticos para vir estudar aqui seguem alguns links úteis, pois não vou me aprofundar já que  o objetivo do blog é lúdico, e serve para mostrar as vivencias do dia a dia:

As aulas ( clases em espanhol) começam depois do dia 8 de setembro em função do  Feriado    Da Virgen de La Vega,   e que geralmente dura uma semana e a cidade fica em festa.

O Curso é bem dinâmico, com professores modernos, atualizados, porém falam muito depressa, se não prestar atenção perde-se algo. Mas ao final da aula eles tiram qualquer dúvida e são bem acessíveis. É possível ter aulas com aquele autor de um livro bem famoso  ou alguém que já ouvimos falar nos jornais e nem percebermos, tal é a simplicidade com que ensinam!!

Repito, eu não cursei o Mestrado, e sim meu marido. Explico como sei mais ou menos  a dinâmica do Mestrado em Direito :  algumas vezes assisti as aulas e participei  de conferencias com ele,   e assim enquanto colaborava para seus estudos, pude absorver  a vida acadêmica da Universidade e ter esse olhar de fora…. ( Caso alguém tenha alguma dúvida pode me escrever pois é impossível esgotar todo o tema em um post).

A Universidade De Salamanca é especial por vários motivos, dentre eles que está completando este ano 800 anos!!! É a quarta universidade mais antiga  do mundo!!Leiam todos esses links em azul  só pra ter uma noção!

E para quem não tem tempo ou possibilidade de ficar  quase 1 ano aqui, a Universidade oferece outros cursos de curta duração ( vejam aqui )e até mesmo cursos de 1 semana, chamados Cursos de Verano 2018, como este que fiz  de :Cocina Y Ciencia  sobre o qual falarei mais adiante! Curso de Cocina

⇒ Em 2014

Já com o Mestrado do meu marido em perfeito andamento, decidi começar um curso de Espanhol  em Fevereiro na EOI- Escuela Oficial de Idiomas  ( €163 euros por quadrimestre) já que eu vim pra cá sem ter estudado espanhol em curso regular ( estudei um pouco sozinha de maneira autodidata). Só uma pausa: não recomendo ninguém vir estudar Mestrado ou outro curso que não seja o castelhano sem ter o minimo de conhecimento da Língua, senão a gente fica boiando nas aulas. Meu esposo estudou durante um ano e pouco de maneira intensiva logrando exito em obter o diploma de espanhol no Brasil, mas porque ele precisava do conhecimento da língua para o curso. Já eu deixei pra estudar  aqui. Conclusão: fiquei uns  5 meses sem entender quase nada o que falavam comigo.Ler OK mas conversar… madre mia….!!! E falar no telefone então?

Em outro post vou falar com mais detalhes como foi estudar espanhol aqui.

Em Julho de 2014 meu marido defendeu sua Tese de  forma brilhante e já era hora de retornar ao Brasil. Ele decidiu se matricular no Doutorado  da Usal, já que pode ser feito a distância  em até 5 anos, com uma estância mínima.

Em agosto poucos dias antes de retornarmos eu notei  algo diferente em mim….E  eis que começou outra aventura totalmente diferente: Estava Grávida!!! isso mesmo!  No dia 4 de Agosto de 2014 fui ao Hospital da Santisima Trinidad fiz o teste e .. voilá….nosso filho estava a caminho desde Salamanca…Papai do Céu decidiu nos presentear  ao final do Curso!!

⇒ Em 2018

Depois de 4 anos matriculado no Doutorado, ja era hora de regressar a Salamanca para terminar a tese e defende-la.  Nosso filho agora já com 3 anos parecia ser mais fácil viajar com ele nessa idade do que mais novo!! ( o que  não foi totalmente verdade porque as dificuldades existem porém são próprias da idade e não as dificuldades de um bebê!mas isso também é tema pra outro post).

⇒ 19 de Março de 2018

Aqui exatamente começa a Aventura deste BLOG!!! Dia em que saímos do Rio de Janeiro para finalmente viver mais um período de estância de Estudos, só que agora com o fruto de 2014: Nosso filho!

⇒ 20 de Março de 2018: chegada em Barajas

Voamos de Iberia saindo do Galeão, mais ou menos 10 horas de viagem.Chegamos bem cedo em Madri, Aeropuerto de Barajas. Enorme… Descemos no terminal 4s, sendo necessário alem de andar muito até alcançar a saida, que necessariamente tem que passar para outros teminais,  tem que pegar um trenzinho tipo Metrô que deixa no terminal 4. Veja: pousamos no 4S e devemos ir até o 4. Pra passar pela alfandega pegar malas etc…

♦ Opções de Transporte Madrid-Salamanca

Chegando aqui temos algumas opções  de transporte para chegar à  Cidade Dourada, como é conhecida Salamanca.

A opção que eu mais gosto ( por ser mais cômoda) é pegar o ônibus da Avanza Bus  cujo  ponto é em frente  à saída Do Aeroporto, onde se pode pegar táxis tambem.  Aqui neste post de outro blog está muito bem explicado. O bilhete pode ser comprado no site acima ou no próprio aeroporto com o motorista ou na agencia de viagens do Corte Ingles  situada no Terminal 4, 3º piso. Os preços variam de €23 a 25 euros dependendo se você compra no Site ou pessoalmente . Aqui na Europa as pessoas estão usando muito o Go Euro para pesquisar distancias e comprar passagens, e na maioria das empresas já não precisa mais imprimir o bilhete bastando mostrar o celular, mas essa informação tem que constar ao final da compra.

Também existe a opção do trem ,  mas não acho confortável porque fica na Estação de Chamartin um pouco distante do Aeroporto, sendo considerado trem de Media Distancia ( MD). O trem ALVIA agora faz o trajeto com menos de duas horas comparado com onibus e trem regular  que fazem em quase tres horas. Pra quem está com malas grandes vindo de um voo internacional acho cansativo, deixem o trem para outro momento sem malas!!( ou pouca)

AH: detalhe importante: Em Salamanca não tem Cabify ou Uber. mas em Madri SIM! Então caso queiram  utilizar essas duas opções, em tese daria mas não sei de ninguém que tenha ido tão longe de Uber!!

E, por último a opção que particularmente  não aprecio muito: alugar um carro. Porque acabamos de chegar de um voo internacional de 10 horas , com  Jet Lag nas costas, ou seja sono e fome trocados.. que dependendo da epoca do ano podemos estar com 4 ou 5 horas de diferença de fuso horário.. Mas quem quiser arriscar pegar uma estrada nova assim mesmo, segue  o link de uma das locadoras mais famosas aqui : Europcar sendo recomendável reservar antes ( 48 horas) pelo aplicativo para ganhar desconto. Se alugar na hora que chega é bem mais caro… o GPS funciona bem aqui então quanto a isso nao tem problemas..

♦ A caminho de Salamanca

Depois de conseguir entrar no onibus , depois de sozinhos colocarmos as malas nos bagageiros ( isso: aqui o motorista não move um dedo pra te ajudar), é hora de relaxar no ultra confortável ónibus da Avanza com WIFI a bordo, filmes, banheiro, banco de couro etc..

Amigos, a estrada é linda em alguns trechos, e dependendo da época do ano ( entre Dezembro e Março) pode-se pegar neve na autovia. Vejam as fotos que tirei no dia 20/3/18…Vejam que linda a montanha de neve no trecho perto de Ávila:

Autovia Madri Salamanca

Onibus da Avanza indo de Madri- Salamanca

Estrada Madri- Salamanca

Olhem a vista de dentro do Onibus em 20/3. Perto de Avila

♦ Finalmente, Salamanca!

Minutos antes de chegar na cidade,  já se pode observar  a  Catedral de Salamanca, bem como outros monumentos , pontes e paisagens belissimas!

Catedral de Salamanca

Catedral de Salamanca vista de dentro do Onibus da Avanza

500AE050-0187-461D-AE76-57FCCC1AA6C4

Iglesia nueva del Arrabal

024D8F2B-894B-4C8B-B37C-63264FD43D33

Iglesia del Arrabal em frente Rio Tormes

Chegada de ônibus Em Salamanca . Vista parcial da ponte romana.

Chegada em Salamanca – Ponte Romana

Também é possível avistar  o Centro Comercial El Tormes que fica a 4 km da Cidade de Salamanca. É um shopping porém fica na cidade de  Santa Marta, que na verdade é um pueblo como eles chamam aqui porém o maior da Província de Salamanca. Vale a pena de vez em quando ir la pra  almoçar e levar as crianças para fazer algo diferente, cinema, zona infantil, etc… de  taxi  do centro até ali custa aproximadamente  entre  7 e 10 euros.  Mas pode ir também de  onibus que tem parada em frente. Em outro post mais adiante escreverei mais sobre esta zona de ócio!!!

♦ Rodoviária de Salamanca…

Por fim..chegamos….Eis a Estacion de Autobuses de Salamanca não se decepcionem… ela é muito simplória em comparação com a estação de trem de Salamanca: Vialia

Não tem  Wi fi,  os banheiros são antigos, o relógio  está sempre parado… quem chega  de ônibus não fica com boa impressão… o que logo se desfaz ao visualizar as belezas da cidade… Mas li na Tribuna de Salamanca que as obras que iniciaram a pouco tempo, vão trazer modernidades… espero que fique igual a Estação de Trem Viália, que é um verdadeiro centro comercial com cinemas e tudo… otimo pra passar o dia ali, almoçando, e meu filho adora ir lá na zona infantil.

A melhor opção pra quem vem com família e tá cheio de malas é pegar o taxi na porta de saída. Caso precise de carro com mais de 5 lugares, chame Taxi salamanca e peça com 7 lugares. Aqui os motoristas nao deixam vc entrar com 5 pessoas. Então uma familia com  dois filhos e a sogra por ex, não consegue andar junto, ou chama ou pega dois taxis.Não adianta insistir pra levar seu filho no colo, eles alegam que o seguro nao cobre se tiver dano e for comprovado que levava 5 passageiros.

Ufa, depois desse longo firt post,  é hora de finalizarmos e seguir adiante  na proxima aventura do blog… aluguel de apartamentos, etc… etc….

Até a próxima pessoal! Fiquem com Deus!! ( E cá entre nós, em Salamanca a gente parece estar mais próximo do céu, de tanta igreja que tem…!!!)

Anúncios
Sobre Mãe Brasileira em Salamancahttps://maebrasileiraemsalamanca.blog/MÃE full time, esposa , residente em Salamanca na Espanha e ,quando tinha tempo : Advogada !!Tenho também um Diploma de Enfermeira que ostento com orgulho!E minha mais recente paixão: cozinhar!!

Um comentário sobre “Saindo do Rio de Janeiro rumo à Salamanca na Espanha…