Alugando um apartamento em Salamanca e outros detalhes…

Olá pessoal!

Uma das primeiras coisas a se fazer ao chegar em Salamanca é procurar um canto para se instalar e se livrar logo do hotel ( logicamente, pra quem tem filhos, depois de ter certeza em qual escola/guardería vai ficar pra não correr o risco de morar longe da escola, o que no inverno é um problema !!)a gente só alugou depois de fechada matrícula na Escola!

Até porque não é possível dar entrada no visto de estudos na Extranjeria   sem um contrato de aluguel (alquiler). No nosso caso deixamos pra dar entrada uns 15 dias depois de chegar (o prazo é de 30 dias pra comparecer ) porque tínhamos outras pendências como resolver a matricula do pequeno que já ia acabar o prazo . AH: e também algumas empresas de telefonia como a Orange ( a nossa) não deixam fazer o pacote completo sem o NIE ( identidade de estrangeiro) físico, ou seja, tem que exibir o cartão e não basta apresentar o protocolo; e também sem o contrato de aluguel. Isso para fazer o plano completo ( TV, celular pós, internet e fixo) cuja permanência minima é de 1 ano.  Para o pre pago e internet Fibra basta o passaporte ( diga-se de passagem a internet deles é super rápida!!)

A gente já estava buscando Pisos ( apartamentos em espanhol) desde antes de sair do Brasil, para isso há vários sites muito bons, como o Idealista ( onde encontrei o nosso piso atual anunciado pela Imobiliaria Inmonline), Fotocasa , Enalquiler ePisos . Todos eles reúnem anúncios de várias imobiliárias salmantinas ( nossa e como tem imobiliária aqui, uma em cada esquina  quase!!)

Então quando marquei com os corretores, já sabíamos o que queríamos ver e onde, além de já estar familiarizada com os termos de aluguel.

Por exemplo: ao entrar em contato por e-mail sempre deixava claro que queria com janelas de bom isolamento do frio ,de vidro duplo!! Porque em muitos prédios antigos os apartamentos não tem isolamento do frio!!As principais marcas de janelas isolantes são Climalit e Isolar: vejam as fotos das janelas :

Isso faz toda a diferença no inverno pois o ar quente não escapa. E também no verão que diminui a entrada de calor .E olha que tem muito piso sem essa proteção. Quando o valor está muito abaixo dos outros desconfiem!!

Também não queria  suelo ( piso) de cerâmica, tinha que ser madeira ou taco ( tarima), pois isso esfria mais a casa ainda e o inverno costuma ser bem rigoroso..

Um detalhe não me dei conta: Salamanca também faz um calor horrível, e alugamos um piso novinho, perfeito, mas sem AR CONDICIONADO!!Conclusão: estamos padecendo neste verão europeu nada glomouroso. Ventilador não dá conta!E a dona do Piso não quis comprar um split pra gente….Veja: ola de calor

Outros detalhes importantes: TV a maioria tem mas se não tiver negocie, no nosso caso a tv foi comprada depois pelos donos. Mobiliado também superimportante. E com lavavajillas ( lava louça). Outra vez não  me dei conta: não tinha nada de louça, talheres nem panelas no apartamento, tivemos que  comprar tudo! Mas em geral os apartamentos tem algo na cozinha, então prestem atenção nisso!

Outro detalhe  importante: em geral as casas espanholas não são adaptadas para crianças. Aqui não existe aquela preocupação com segurança domiciliar igual no Brasil, então as varandas ( balcones) são extremamente perigosas na maior parte das casas, e a maioria dos apartamentos tem essas varandinhas. O que a gente fez foi colocar as redes de proteção ( tela), na casa toda, já que nosso filho tem 3 anos e meio e muito travessura. Não quis correr o risco. Custou 400 euros pra um apartamento de 2 quartos ( total de 2 janelas e duas varandas. Contratei a empresa Balza daqui da cidade mesmo!!

Vejam como ficou a tela:

img_4188

Gastos de Comunidad (condomínio) em geral vem incluídos mas é bom conferir. Os condomínios não são caros porque não tem a figura do porteiro (A gente que abre a porta com nossa chave) e faxineiro ( empresa que limpa o prédio).  O lixo quem leva para a rua é a gente. Existem vários “Contenedores” espalhados pela cidade por isso não tem o faxineiro amigo no prédio. O cinza é para lixo orgânico e os coloridos para reciclado.

Contenedores de Lixo ( basura)

Contenedores de lixo reciclado.

A Água costuma ser individual, mas há pisos   que não tem contador de gastos. O nosso por ex, (felizmente) está incluído na Comunidad.

O Gás usado na Calefação e  ducha costuma ter uma conta bem alta, já que a cobrança é a cada dois meses. No verão a conta fica entre 55 e 80 euros cada dois meses e no inverno claro que sobe, podendo chegar a 140 euros !! Veja a Conta de Gás .

A LUZ não é tão cara como o gás  porém o que encarece é o fogão que é elétrico!

A localização também é importante porque dependendo o preço fica mais caro ou não.

A Zona acima da Facultad de Derecho, Cementerio, Mercado DIA Market ( bairro Pizzarrales e zona Campus) costuma ser bem mais barata que a zona Centro, porque tem mais oferta, os prédios são novos, tem garagem e silencio. Pra quem pensa em ter carro recomendaria essa zona, apesar de ficar a 1,5 km da Plaza Mayor.

No centro apesar de ficar perto de tudo tem mais ruído, em geral não tem garagem e prédios são velhos ( apesar de que alguns foram reformados e ficaram bem bonitos).

Mas com filhos a prioridade é morar perto da escola onde eles forem estudar, porque um dos critérios ( o mais importante) para admissão no Centro Infantil é (veja aqui )a família morar perto da escola. No nosso caso estamos a 700 metros.  Além do que no inverno facilita chegar na escola estando perto.

Enfim, tendo em mente qual escola você quer que seu filho estude e  os bairros que pretende morar, fica mais fácil procurar antes, do que deixar pra só escolher quando já estiver na cidade.

Em geral  não se exige muita  coisa pra alugar igual no Brasil. Mas  algum adiantamento e fiança é quase sempre exigido. E tem que pagar no ato da assinatura, o que pode sair bem caro se você não estiver esperando essa despesa inicial!

Vários blogs falam de como alugar imóveis na Espanha, eu particularmente gosto desse: Euro Dicas

Quanto aos preços varia muito porque pode-se  alugar desde quartos em uma casa ou apartamentos inteiros gigantes!! Mas a média de preços para un piso de dois quartos fica entre 500 e 700 euros dependendo da localização!Basta fazer uma pesquisa no site ou aplicativo do Idealista que mencionei acima!

Bem, espero ter feito um resumo do assunto! Qualquer dúvida, entrem em contato!

Um abraço!

Anúncios
Sobre Mãe Brasileira em Salamancahttps://maebrasileiraemsalamanca.blog/MÃE full time, esposa , residente em Salamanca na Espanha e ,quando tinha tempo : Advogada !!Tenho também um Diploma de Enfermeira que ostento com orgulho!E minha mais recente paixão: cozinhar!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s